Coronavírus, vendas e marketing digital: Como se reinventar em meio à crise?

Essa é a pergunta que muitos comerciantes e empresários estão fazendo, frente aos novos desafios e mudanças no cenário econômico. Nesse momento delicado, as empresas têm enorme responsabilidade com relação às medidas a serem tomadas e adotar novas estratégias se torna primordial.
Uma excelente opção para se reinventar em meio a crise, é aderir aos recursos do Marketing Digital. Além de toda a visibilidade online, diversos fatores podem nos mostrar a importância do Marketing Digital para as lojas físicas ou as que planejam imergir no mundo virtual. Conheça alguns dos benefícios que você pode adotar como estratégias online para o seu negócio:

Afinal, o que é marketing digital?

O “marketing digital” nada mais é do que viabilizar o poder do seu negócio através das mídias digitais, por exemplo: lojas virtuais, anúncios pagos feitos através do Facebook, Instagram e Google Ads, comunicação via WhatsApp, e-mail marketing, vídeos do Youtube, entre diversos outros exemplos.
Simplificando, o marketing digital é o criador de estratégias de comunicação e as mídias digitais são os meios de atingir seus objetivos empresariais (geração de leads, atração e relacionamento com o cliente e posteriormente as vendas). Ter presença digital nos dias de hoje é fundamental se caso seu cliente esteja buscando por sua empresa e não a encontrar na internet, as chances de ele não entrar em contato com você e procurar seu concorrente são enormes. E o melhor de tudo, é que você não precisa de grandes investimentos para fazer a sua marca chegar no mercado digital.

Qual o jeito de começar?

Mas vale lembrar que não existe uma fórmula exata para ter presença digital. Isso é variante de acordo com o negócio, mas uma coisa é certa: sua loja física e seu negócio virtual não vão competir entre si. Caso queira testar um pouco antes de entrar de cabeça nas vendas online, uma dica é se aproveitar de plataformas e marketplaces conhecidos, tais como: Mercado Livre, Elo 7, entre outras. Lá você pode vender praticamente de tudo, o que te ajudará a conhecer melhor o mercado, ter contato com clientes, controlar seu estoque, prazos de envio e entrega, além de entender as necessidades de seu consumidor. Depois desse começo, quando o volume de vendas aumentar e você ganhar confiança, pode começar a pensar no próximo passo: ter sua própria loja virtual.

Como favorecer-se do marketing digital?

Bem como cada vez mais as empresas entendem o quanto o Marketing Digital e seus resultados são positivos para os negócios. Proporciona visibilidade para sua marca, gera relacionamento, atrai oportunidades tendo um efeito significativo. O marketing digital pode trazer muitas soluções, abrangendo diversos tipos de estratégias, que se encaixam em diferentes tipos de negócios. Traçar qual a melhor estratégia para sua empresa é indispensável para impactar as pessoas certas para seu negócio. Por isso, é recomendado ter estratégias de marketing digital condizentes com seu foco e caso precise, há sempre um profissional ou agência de marketing digital preparado para traçar o melhor plano de marketing para sua empresa.

 

Como divulgar minha empresa e ter presença online para aumentar as vendas?

De acordo com os dados do IBGE em 2019, cerca de 70% da população brasileira estava conectada na internet. Ou seja, o melhor lugar para sua empresa estar é online – seja com um e-commerce, loja virtual, blogs ou redes sociais.
Para ter visibilidade e se destacar frente a concorrência é importante seguir algumas recomendações e boas práticas no ambiente virtual:

1) Identidade Digital

Afinal é preciso pesquisar, criar e definir a melhor identidade digital para o seu negócio. O que vai lhe diferenciar de seus concorrentes é a forma que apresenta sua empresa. Dê preferência para identidades harmônicas e objetivas, que não sejam carregadas ou com muitas informações desnecessárias. Apresente seus produtos e serviços de maneira clara e com todas as informações necessárias para seu comprador. Além disso, inclua maneiras do seu público encontrá-lo: endereço, telefones para contato, e-mail e mídias sociais.

2) Produza conteúdos relevantes

A produção de conteúdo tornou-se um fator essencial na hora da aquisição de um produto. As pessoas estão carentes de experiências e desejam se relacionar cada vez mais com as marcas. O objetivo? Oferecer informação do interesse delas, a fim de sanar suas dúvidas e resolver seus problemas. Por isso, explore ao máximo os benefícios de seu produto e/ou serviço e apresente ao seu consumidor as melhores soluções. Seja uma referência no seu ramo.

3) Aplique estratégias de SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias que tem como objetivo a otimização de sites, blogs e páginas da web, para os mecanismos de busca. Diferentemente dos anúncios pagos (Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads) essas otimizações visam potencializar os acessos, para o bom alcance no tráfego orgânico, ou seja, alcançar as primeiras posições nos principais mecanismos de busca. Essas otimizações são fundamentais para sua empresa ganhar ênfase, visibilidade no mundo digital e consequentemente mais leads, clientes e faturamento para o seu negócio.

Conheça seu público consumidor.

Entender o seu público é o primeiro passo para você e sua empresa tornarem-se interessante aos olhos do usuário e assim consequentemente atrair mais o seu interesse e engajamento. O marketing Digital faz com que você consiga alcançar um número expressivo de pessoas, mas além disso, ele vai te ajudar a chegar na sua audiência e nos seus potenciais clientes, que realmente tem interesse pelo seu serviço e/ou produto. Sobretudo faça pesquisas e questionários para entender quem são os seus clientes e público-alvo, quais os seus comportamentos, seus hábitos de consumo, faixa etária e suas profissões.

Popularize sua marca nas redes sociais

Faça varias promoções, campanhas de marketing digital, avalie quem curtiu a sua página, suas postagens e quem mostrou interesse pelo seu produto. Por meio da estruturação de uma estratégia completa e bem direcionada, é fácil e possível para sua empresa seguir um caminho bem-sucedido para ampliar e ganhar presença no mundo do marketing digital. Aproveite os recursos que o marketing digital pode oferecer para aumentar a visibilidade da sua empresa.

Enfim, quando o assunto é o seu êxito online, a Criar+ tem todos os recursos para ajudá-lo a passar por períodos de crise e sair na frente da concorrência. Seja na criação de sites, lojas virtuais, marketing de conteúdo, campanhas nas redes sociais ou gerenciamento de Marketing Digital da sua empresa, estamos prontos para atendê-lo. Não fique para trás!
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